A Prefeitura de Pelotas decretou luto de sete dias após o acidente ocorrido na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Uma van que saiu de São Paulo com atletas de remo e retornava para o município gaúcho foi atingida por uma carreta na noite de domingo (20).
Nove pessoas morreram e duas foram encaminhadas para o hospital de Joinville, em Santa Catarina, com ferimentos leves. As identificações das vítimas ainda não foram divulgadas oficialmente. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, se encontrou com familiares na manhã de segunda (21).
O governador Eduardo Leite manifestou pesar pelas mortes. "Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional", disse.
Conforme informações preliminares, entre as vítimas estão adolescentes que integravam o projeto Remar para o Futuro. A iniciativa era realizada em parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura.
A equipe disputou o campeonato brasileiro de remo. Todos conquistaram medalhas.
O que se sabe sobre o acidente
A PRF informou que a carreta perdeu os freios e colidiu na traseira da van. Com o impacto, a van bateu em outro carro, rodou na rodovia e, em seguida, foi arrastada para fora da pista pelo caminhão que tombou sobre ela.
O condutor da carreta, de 30 anos, teve ferimentos leves. O motorista do carro não se feriu.
Um adolescente de 17 anos foi resgatado com ferimentos leves e levado, junto com o motorista da carreta, para o Hospital São José, em Joinville (SC).