Um ônibus escolar da Prefeitura de Schroeder foi retido na manhã de domingo (23), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na Unidade Operacional de Rio Negrinho, no Planalto Norte de SC. O fato ocorreu no km 132 da BR-280, por volta das 8h.
De acordo com a PRF, o veículo foi abordado em procedimento de rotina e vários outros foram fiscalizados naquele domingo.
Entre as infrações constatadas, conforme a PRF, estão: veículo sem autorização para transporte de escolares, aferição do tacógrafo vencida, vistorial semestral vencida e licenciamento anual vencido.
O ônibus, modelo VW NEOBUS 15.190 ESCOLAR, foi encaminhado para o pátio conveniado em Rio Negrinho, e, segundo a PRF, será liberado tão logo seja regularizado.
O que diz a Secretaria Municipal de Educação
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação de Schroeder (SEMED), esclareceu que o ônibus foi adquirido no início do ano de 2022 e, até então, não foi preciso realizar nenhuma vistoria semestral.
De acordo com a SEMED, como esta vistoria nunca foi exigida para os outros três ônibus que fazem parte da frota da Secretaria, a mesma não tinha conhecimento desta exigência, até o momento.
"Ao consultar o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina), verificamos que realmente há a necessidade da vistoria, porém essa consulta não é feita semanalmente e não recebemos nenhum tipo de comunicado ou notificação referente a este procedimento", salientou o setor.
Ainda conforme a SEMED, o veículo foi fabricado no ano de 2022, portanto é um ônibus novo, e que não há nenhuma questão relativa à segurança dos alunos.
O setor acredita que esta vistoria, que surgiu no exercício de 2024, seja uma exigência para veículos mais novos, uma regularização burocrática exigida pelos órgãos de trânsito, para a circulação do veículo.
Com relação ao retorno dos alunos, a Secretaria de Educação acionou, ainda na manhã de domingo, a empresa que presta serviços terceirizados para o município através de licitação, para que fosse feito o transporte dos alunos, que retornaram em segurança até o município de Schroeder.
A SEMED finalizou informando que já estão sendo realizados os procedimentos necessários para a liberação do veículo e a regularização da situação.