Inaugurada no início de maio, a clínica especializada para atendimento à mulher em Guaramirim já acumula importantes resultados. Um deles é a ampliação no atendimento e a maior facilidade para implantação de Dispositivos Intra-Uterinos (DIUs). Somente em 2023, mais de 60 mulheres já tiveram os dispositivos inseridos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número é consequência do trabalho dedicado e humanizado desenvolvido na Unidade, que conta também com equipamentos modernos para a realização dos procedimentos.
Segundo especialistas, entre os métodos contraceptivos existentes, um dos mais seguros que existe é o DIU. Isto porque ele tem maior durabilidade após implantado, e diferentemente do anticoncepcional via oral, não há diminuição da eficácia quando a mulher esquece de tomar um comprimido ou quando há interação medicamentosa. A colocação é praticamente indolor.
A enfermeira responsável pela clínica da mulher da Unidade Municipal Especializada de Saúde e Cuidado (UMES), Sanah Sara Seibert, explica alguns dos benefícios: “este tipo de método facilita o planejamento da família pois é livre de ação de medicamentos, não tem perigo de esquecimentos, não prejudica o corpo da mulher com ação de remédios e mantém a fertilidade intacta. Não há perigo de uma gestação não planejada e, quando for da vontade da mulher gestar um bebê, é só retirar o dispositivo”, afirma. Além disso, o DIU também é seguro para adolescentes.
Caso haja interesse na implantação de Dispositivo Intra-Uterino (DIU), é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência. O atendimento é feito por meio de encaminhamento da Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência do paciente, sempre mediante agendamento.