Offline
Hospital Santo Antônio referenda atendimentos do pronto socorro na região
Geral
Publicado em 25/07/2023

O Hospital Santo Antônio, em Guaramirim, que é gerido pelo Instituto Santé, divulga o balanço dos atendimentos realizados no pronto socorro da unidade referentes ao primeiro trimestre de 2023 e ao ano de 2022. O objetivo é garantir o acesso às informações relevantes para a população e a transparência nas atividades de gestão.

No primeiro trimestre de 2023, foram realizados 15.265 atendimentos no pronto socorro do Hospital Santo Antônio. A média mensal é de 5.088 consultas, exames, acompanhamentos, recebimentos, entre outros serviços prestados na unidade. Já o atendimento infantil chegou a 2.594 – uma média mensal 864 crianças. O Hospital registrou a classificação de risco desses atendimentos: vermelho, 31 (0,2%); laranja, 92 (0,6%); amarelo, 1.352 (8,8%); verde, 5.412 (35,4%) e azul 8.290 (54,3%).

No ano passado, o pronto socorro do Hospital Santo Antônio registrou 62.417 atendimentos – média mensal 5.201. Já o número de crianças atendidas somou 9.564 – média mensal 797. A unidade hospitalar catalogou a classificação de risco: vermelho, 101 (0,2%); laranja, 294 (0,5%); amarelo, 5308 (8,3%); verde, 20.931 (34%); e azul, 34.137 (57%).

Os pacientes que procuram pelos serviços do Hospital Santo Antônio encontram um pronto socorro com uma sala de espera junto à recepção, sala de acolhimento, uma sala de emergência, um ambiente para sutura e curativos, dois espaços de observação, uma sala de observação respiratória, posto de enfermagem, três consultórios médicos e uma sala de raio-X. Atuam no local oito enfermeiros; 14 técnicos de enfermagem; e cinco técnicos de radiologia.

Para o diretor geral da Santé-HSA, Thiago Furtado, os balanços das ações do pronto socorro da unidade hospitalar são publicações importantes e referendam as boas práticas de governança. “Buscamos ampliar nossos atendimentos a cada período, garantido qualidade e eficiência nos serviços prestados à população. Prova disso é o nosso projeto de um novo pronto atendimento, que se encontra em andamento e que futuramente beneficiará ainda mais os pacientes de Guaramirim e região”, declara Furtado.

A unidade hospitalar atende pacientes também da região de Guaramirim, como dos municípios de Joinville, Barra Velha, São João do Itaperiú, Schroeder, Jaraguá do Sul, entre outros.

Classificação pela cor

A título de informação, a classificação de risco é categorizada em cinco níveis e identificada com uma respectiva cor. Cada nível engloba um determinado grupo de sinais e/ou sintomas. A cor vermelha significa prioridade zero – emergências que necessitam de atendimento imediato. A laranja indica prioridade alta para quem precisa de atendimento em até 10 minutos.

A cor amarela aponta prioridade média – urgência, atendimento em no máximo 30 minutos. A verde recomenda prioridade baixa – não urgente, podendo prestar atendimento em até 2 horas. A azul revela prioridade mínima: as consultas são de baixa complexidade e o tempo de espera pode levar até 4 horas ou mais, dependendo da demanda das demais cores.

Comentários