Schroeder confirma primeiro caso de Febre do Oropouche
Geral
Publicado em 07/06/2024

O município de Schroeder confirmou, nesta semana, o primeiro caso de Febre do Oropouche, mais conhecida como "febre do maruim". Trata-se de um paciente do bairro Schroeder I.

De acordo com o setor de vigilância em Saúde, ele teve sinais e sintomas parecidos com dengue. Porém, o teste deu negativo para essa doença.

Após investigação, foi confirmado que era Febre do Oropouche.

O paciente está bem e já apresentou melhora dos sintomas. Ele está em tratamento dos sintomas e em repouso.

Alerta da Vigilância Epidemiológica

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), alerta que o estado já possui 52 casos de Febre do Oropouche em Santa Catarina.



Os primeiros casos de SC foram confirmados ainda no final do mês de abril.

Uma série de ações complementares serão desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com o Estado, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico etc), coleta de vetores para levantamento entomológico e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.

Transmissão

A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, embora outros vetores tenham sido envolvidos na transmissão como o Culex quinquefasciatus.

Sintomas

Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico.

Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de saúde.

Comentários