Estratégias pedagógicas para inclusão de pessoas com deficiência são debatidas em Seminário Educacional em Guaramirim
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Publicado em 17/04/2024

A décima edição do Seminário de Educação Inclusiva, realizada no Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, em Guaramirim, reuniu cerca de 500 pessoas, incluindo educadores, representantes das Apaes e Amas, familiares e especialistas.

O evento, promovido pelo Parlamento Catarinense através da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com o apoio da Escola do Legislativo, teve como objetivo capacitar professores e representantes de entidades públicas e privadas sobre a importância da adoção de políticas inclusivas na rede de ensino para o processo de aprendizagem das pessoas com deficiência.

O presidente da comissão e proponente do evento, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), ressaltou a relevância de promover iniciativas que despertem a importância da educação inclusiva em Santa Catarina. Segundo ele, eventos como esse são fundamentais para capacitar profissionais a lidar com estudantes com deficiência e garantir que eles tenham o direito de aprender.

Durante as palestras ministradas por especialistas, foram discutidas estratégias pedagógicas aplicáveis e a importância da adoção de políticas inclusivas no ambiente escolar. Temas como "Políticas Inclusivas", "Metodologias Inclusivas", "Alfabetização Inclusiva" e "Definição e Objetivos de um Processo de Inclusão" foram abordados por profissionais renomados no campo da Educação Especial.

O evento destacou a necessidade de avançar na inclusão educacional, considerando os inúmeros desafios ainda presentes. A psicopedagoga Roselaine Pontes de Almeida enfatizou a importância de identificar alunos com deficiência ou transtornos na sala de aula e acompanhar seu desenvolvimento individualmente. Por sua vez, Luciana Motas Dias Brites discutiu a viabilidade da alfabetização inclusiva através de práticas pedagógicas eficazes.

O seminário encerrou com reflexões do psicólogo José Raimundo Facion sobre os desafios e objetivos do processo de inclusão, ressaltando a necessidade de uma definição clara do conceito de inclusão.

A troca de conhecimentos e experiências contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais igualitária e acolhedora para as pessoas com deficiência.

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