Projeto desenvolvido pela Prefeitura conquista primeiro lugar em evento brasileiro e se credencia para feira internacional
Geral
Publicado em 24/10/2023

Orgulho nacional. O projeto "Miudezas Literárias: Encontros e Contos" foi premiado com o primeiro lugar na final da VIII FEBIC - Feira Brasileira de Iniciação Científica e garantiu credenciamento para a FECIENPAR MBURUCUYÁ - Feria Cientifica del Paraguay. A iniciativa concorreu com outros 278 projetos inscritos, de todo o Brasil, e se sagrou campeã na categoria Pós- Graduação.

 

“Foi uma experiência desafiadora e gratificante ver o reconhecimento de nossa prática docente por meio do prêmio conquistado. Essa premiação foi uma afirmação de que o nosso projeto está no caminho certo, despertando o interesse e a curiosidade de inúmeros leitores e incentivando a valorização das miudezas literárias”, disse a Secretária Municipal de Educação, Cláudia Chiodini.

 

A banca que avaliou a iniciativa foi composta por especialistas e pesquisadores renomados. A supervisora técnica pedagógica Valciria Lana de Souza, autora do projeto, destaca as razões pelas quais ele foi escolhido: “acredito que o principal motivo pelo qual fomos premiados é a nossa capacidade de conectar as pessoas com a literatura de uma forma singular e significativa. Ao dar voz às miudezas, abrimos portas para novas perspectivas e emoções, incentivando a sensibilidade e o pensamento crítico. É uma honra poder contribuir para a formação de leitores mais conscientes e apaixonados pela literatura”, declarou. Valciria atua como coordenadora do projeto.

 

O projeto é realizado pela Prefeitura de Guaramirim por meio da Secretaria Municipal de Educação, e incentiva a leitura entre os alunos da rede municipal de ensino do 1° e 2° ano, em fase de alfabetização. O objetivo é trabalhar o tema de forma prática, inclusiva e divertida, despertando o interesse dos estudantes pela literatura de modo a valorizá-la, além de promover a aproximação entre leitores e escritores. “Miudezas Literárias” também busca incentivar a escrita literária dos alunos, promover fluência de leitura e consolidar as competências no alicerce da aprendizagem.

 

Ao longo das etapas, nosso projeto se dedicou a explorar as "miudezas" da literatura, ou seja, as pequenas histórias e contos que muitas vezes passam despercebidos, mas que carregam consigo um grande poder emocional e literário. Buscamos promover encontros entre leitores e essas miudezas, proporcionando momentos de reflexão, debate e compartilhamento de ideias com os estudantes.

 

“A VIII FEBIC foi uma experiência inesquecível, repleta de aprendizados, e tenho certeza de que continuaremos trilhando esse caminho de sucesso. Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto maravilhoso, desde os professores, estudantes, diretores, coordenadores até os contadores de história, escritores, familiares e apoiadores. Juntos, somos capazes de transformar a sociedade através das miudezas literárias. Vamos continuar compartilhando essas histórias e encontros, estimulando a literatura e inspirando novas gerações de leitores”, concluiu Valcíria.

Comentários