Guaramirim promove capacitação para famílias que desejam acolher crianças e adolescentes que estão vivendo situação de risco ou que tiveram direitos violados
Geral
Publicado em 18/10/2023

Acontece nesta quarta e quinta-feira (18 e 19) a 1ª Capacitação de Famílias Acolhedoras de Guaramirim. O objetivo é promover formação para famílias voluntárias que desejam oferecer e garantir cuidados temporariamente em ambiente familiar e afetuoso para crianças e adolescentes que estão vivendo situação de risco ou violação de seus direitos. O treinamento vai acontecer na Rua Gott Lieb Kinas, 272 - Amizade, das 8h às 11h30.

 

Serão abordados dois temas: o impacto do acolhimento no desenvolvimento da criança e do adolescente e as atribuições da família acolhedora. Na oportunidade, os participantes vão conhecer mais sobre o serviço e poderão tornar-se aptas para acolher as crianças e adolescentes que precisaram ser afastados do convívio familiar. As inscrições podem ser feitas pelo site https://tinyurl.com/familiaacolhedoraguaramirim ou telefone (47) 3370-5996, também disponível para solucionar dúvidas e obter mais informações.

 

O que é o serviço de Família Acolhedora?*

 

Família Acolhedora é uma medida protetiva excepcional e provisória, que ocorre somente após esgotarem todas as possibilidades de manutenção segura na família de origem. 

A família acolhedora fica com a guarda temporária da criança e/ou adolescente pelo menor tempo possível e no prazo máximo de 18 meses, exceto quando há determinação judicial.

 

“A família deve ser a primeira referência de afeto, proteção e cuidado. É onde as pessoas constroem seus primeiros vínculos afetivos, experimentam emoções, desenvolvem autonomia, tomam decisões, exercem o cuidado mútuo. A Família Acolhedora proporciona um ambiente familiar, com construção de vínculos individualizados e convivência comunitária para crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, em situação de risco ou que tiveram seus direitos violados”, explica Graziela Boita, Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Guaramirim.

 

“As famílias guaramirenses que sentirem em seu coração a possibilidade de acolher temporariamente essas crianças e adolescentes podem entrar em contato com a equipe psicossocial para participar desta grande família”, concluiu a Secretária. A equipe está disponível pelo telefone (47) 3370-5996 ou pelo e-mail familiaacolhedoraguaramirim@gmail.com.

 

Ser família acolhedora é uma experiência única de cuidado e aprendizado. É realizar um  trabalho social com começo, meio e fim, mas cujo resultado é para sempre. Família Acolhedora de Guaramirim: um lar temporário para memórias eternas.

 

SERVIÇO

1ª Capacitação de Famílias Acolhedoras de Guaramirim

18 e 19 de outubro

Das 8h às 11h

Rua Gott Lieb Kinas, 272 - Amizade

Comentários