Projeto promove oportunidade de primeiro emprego para mais de 60 estudantes da rede pública de Guaramirim
Geral
Publicado em 18/10/2023

No dia 19 de outubro, mais de 60 alunos da Escola de Educação Básica Alfredo Zimmermann, em Guaramirim (SC), terão a chance de participar de entrevistas para conquistar o primeiro emprego em empresas da região. O projeto possui financiamento pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), repassado a Olakunde, Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadã. A oportunidade faz parte de uma oficina que oferece também um curso de preparação para o mundo do trabalho para os jovens ingressarem no mercado profissional. 

 

A iniciativa tem como objetivo ofertar oficinas para adolescentes atuarem no mundo do trabalho de forma assertiva, ampliando competências necessárias para sua aprendizagem prática, teórica, comportamental e social, unificando múltiplas habilidades para sua autorrealização . As atividades iniciaram no dia 3 de agosto e seguem até o mês de novembro. 

 

Por meio de parceria com Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), os jovens que participam da formação terão a oportunidade passar pela experiência da primeira entrevista, que será realizada no dia 19 de outubro, na escola Alfredo Zimmermann. Sete empresas da região estarão realizando uma das etapas principais para o acesso ao mercado de trabalho.

 

De acordo com Shirlei Fabiana Silva, responsável pelo projeto, além de  estarem capacitados para a entrevista,  terão desenvolvido o seu currículo que também será entregue no dia. Assim, os jovens que estiverem aptos serão contratados. 

 

A Preparação para o Mundo do Trabalho busca desenvolver estudantes por meio de oficinas que visam ampliar suas competências em aprendizagem prática, teórica, comportamental e social, proporcionando o seu aprimoramento profissional. Além de pessoas qualificadas para enfrentarem as demandas do mercado de trabalho, serão formados profissionais comprometidos, conscientes e críticos.  São contempladas duas turmas,  uma do ensino médio e outra do 9º ano do ensino fundamental, por meio de 26 oficinas pedagógicas, com duração de 4 horas cada, tanto no período matutino quanto vespertino. 

Comentários